EMPRESAS MENTEM: NÃO HÁ CONTRIBUIÇÃO RETRIBUTIVA RETROATIVA

Para este ano, o Sintrapav-SP conseguiu uma grande vitória em favor dos trabalhadores através do julgamento do Dissídio Coletivo da categoria, realizado no último dia 17 de dezembro. Foram obtidos muitos direitos aos nossos companheiros e muitas reivindicações do seu Sindicato conseguiram ser atendidas.

Ficou estabelecido que todas as cláusulas sociais serão mantidas até 2022. O julgamento melhorou o café da manhã previsto na norma coletiva, garantiu a complementação de auxilio doença em decorrência de acidente de trabalho, estabilidade para portadores de HIV e câncer, distribuição gratuita de protetor solar para empregados que trabalham expostos ao sol, entre outras conquistas.

Esta decisão judicial foi publicada em 31 de janeiro deste ano, dando publicidade e ciência sobre o que ficou determinado no julgamento.

Porém, as empresas, inconformadas, não reconhecem esta decisão em favor dos trabalhadores da categoria da Pesada e se negam a cumprir nossas conquistas. Além disso, para enfraquecer e atacar o nosso Sindicato, elas vêm espalhando mentiras sobre a Contribuição Retributiva (assistencial). A Contribuição Retributiva, como próprio nome diz, é uma retribuição que os empregados da categoria fazem para garantir que a nossa luta e o nosso trabalho se mantenham vivos.

Não houve determinação para desconto da contribuição do período de maio/2018 a fevereiro/2019. Não houve decisão para que seja descontada a contribuição retributiva retroativa a 10 meses. Isso é uma MENTIRA criada pelas empresas, que não se cansam de atacar o Sindicato dos Trabalhadores e estão revoltadas com o resultado do processo de dissídio.

Inclusive, utilizam essa informação mentirosa – em notória conduta antissindical - para induzir os trabalhadores a enviar cartas de oposição ao recolhimento.

Vale destacar que a decisão judicial concedeu um prazo de 20 dias para a oposição à contribuição retributiva, a partir do dia 31/01/2019, para aqueles empregados que quiserem se opor.

As vitórias só vieram porque houve luta, dedicação e compromisso da nossa parte. É justo receber o reconhecimento da categoria, através do pagamento da contribuição. É tão justo que, na decisão judicial, o Tribunal determinou que a contribuição retributiva seja recolhida no valor de 50% de 1 dia de trabalho.

Enganar os trabalhadores, manipulando a categoria para enfraquecer a entidade, beneficia apenas as empresas. A melhor forma de fortalecer os patrões e sujeitar os trabalhadores a todo tipo de situação nas empresas, é o enfraquecimento do seu Sindicato.

Não se deixe manipular por quem quer retirar seus direitos, por quem vai ao Tribunal para tentar te derrotar. Reflita e esteja ao lado de quem está lutando por você, pelo seu emprego e por melhores condições de trabalho.

Fique atento e não permita que a empresa pratique descontos indevidos e fique com seu dinheiro. Denuncie.

Telefone para (11) 3227-3166

Acompanhe todas as notícias sobre este e outros temas no nosso site www.sintrapavsp.com.br