PROCON-SP ALERTA CONTRA GOLPE DO WHATSAPP, QUE TIRA DINHEIRO DAS VÍTIMAS.

WHATSAPP CLONAGEMDe acordo com o Procon de São Paulo, um golpe que envolve a clonagem da conta do WhatsApp está fazendo vítimas e causando grande prejuízo aos atingidos.

Este golpe ocorre desta forma: uma pessoa envia uma mensagem dizendo ser uma pessoa conhecida da vítima, quando, na verdade, é o golpista que clonou a conta de WhatsApp, pedindo dinheiro em nome dela. Na maioria das vezes, o ladrão pede dinheiro para parentes e conhecidos do clonado, dizendo necessitar do dinheiro de forma urgente.

Já o processo de clonagem da conta de WhatsApp envolve o envio de uma mensagem para a vítima, de algum suposto site de compras, e que pede para que a pessoa digite um código de 6 números a fim de ativar um anúncio. Acontece que este código é o de verificação do WhatsApp e, com ele, o criminoso clona a conta da pessoa.

O Procon-SP avisa que os as pessoas não devem enviar o código de 6 números, e orienta a todos que ativem a Verificação Em Duas Etapas no WhatsApp: clique em Configurações, Conta, e Verificação Em Duas Etapas.

Caso a pessoa tenha sido vítima de clonagem da conta de WhatsApp, ela deve entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviar um e-mail com a seguinte mensagem no assunto e no corpo do texto: "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta". Inclua também o seu telefone no formato internacional: +55 (código do Brasil), o DDD de sua área e o número do celular e pedir a desativação temporária da conta.

Siga as estas dicas do Procon-SP e evite este tipo de golpe:

- Não forneça dados, senhas, códigos etc;

- Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro, enviadas pelo WhatsApp; redes sociais e e-mails e não clique nestes links;

- Não confie e não compartilhe links e informações das quais não tenha certeza de sua origem;

- Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;

- Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais (Google Play e App Store);

- Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;

- Se receber algum pedido de envio de dinheiro por WhatsApp, ligue por telefone para a pessoa solicitante e confirme a necessidade;

- Utilize antivírus no computados, tablet e celular.

Com informações do Procon-SP e da Agência Brasil