COMBATA O ASSÉDIO MORAL. O DISSÍDIO DA CATEGORIA DEFENDE VOCÊ

Mas, afinal de contas, o que é assédio moral?

É a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

São mais comuns em relações com superiores hierárquicos autoritários, em que ocorrem condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de grande duração, de um ou mais chefes, dirigidas a um ou mais empregados, prejudicando a relação da vítima com o ambiente de trabalho.

Para proteger o companheiro e a companheira da categoria dos trabalhadores da Pesada, o seu Dissídio Coletivo agora possui uma nova cláusula que tem por objetivo proteger o trabalhador de atitudes como esta.

Segundo esta nova cláusula, a empresa é responsável por condições de trabalho adequadas a todos os empregados. Se o empregado, individual ou coletivamente, for vítima de situações constrangedoras, humilhantes e vergonhosas no exercício de sua função, vindo a comprometer sua saúde física e/ou mental, o superior hierárquico ou qualquer empregado que venha a assediar moralmente o trabalhador serão responsabilizados pela atitude praticada.

Além disso, o empregador, juntamente com a CIPA, irá averiguar o abuso nas relações de trabalho e tomar as medidas para impedir estas práticas, garantindo que a dignidade e o respeito pelo outro existam nas relações de trabalho.

Se este e outros direitos não estão sendo cumpridos na empresa onde você trabalha, entre em contato com a gente e denuncie. Use nossos canais de comunicação:

Telefone para (11) 3227-3166

E mande sua mensagem para o WhatsApp (11) 99409-7136

Acompanhe todas as notícias sobre este e outros temas no nosso site www.sintrapavsp.com.br