SINTRAPAV-SP COBRA ENGEFEL A PAGAR AUMENTO SALARIAL DO DISSÍDIO COLETIVO 2018/2019

ENGEFEL 1Na manhã desta quinta-feira (15/08), os representantes do Sintrapav-SP e da empresa Engefel se reuniram, na sede do Sindicato, para discutir soluções para alguns problemas que foram denunciados e verificados pelos assessores de base durante visita realizada em 24/07 nas obras de manutenção da Linha 3 Vermelha do Metrô, Pátio Belém.

Entre os pontos discutidos, destaque para a cobrança para correção do índice de reajuste salarial aplicado pela empresa, e que não está de acordo com o decidido em Dissídio Coletivo, vigência 2018/2019.

A Engefel havia aplicado um aumento de 1,47%, diferente do definido em sentença normativa pelo TRT/SP às empresas do setor de Construção Pesada e Infraestrutura, que foi de 1,69%. Foi solicitado para a empresa que seja feito o ajuste da diferença entre os dois índices, de 0,22%, sobre o salário de todos os seus empregados, e retroativos a maio/2018, data-base da categoria.

Outro ponto abordado foi a reinvindicação para o pagamento do Vale Alimentação durante o período de férias. Sobre isso, a Engefel se comprometeu a analisar o pedido e posicionar o Sintrapav-SP.

Já em relação à falta de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a empresa afirmou que durante o ano não apurou lucro, e apresentou seu balanço patrimonial para comprovação. Este documento será analisado pelo departamento contábil do Sindicato, e seu resultado será informado aos empregados.

Outro problema tratado nesta reunião foi a denúncia de que os empregados são obrigados a trabalhar aos domingos para compensar os dias não trabalhados devido às linhas férreas do Metrô estarem com corrente elétrica. Em resposta, a Engefel apresentou relatório do período entre janeiro a julho deste ano, em que aponta os dias em que a linha esteve energizada, bem como a relação de dias compensados. E o Sintrapav-SP se comprometeu a esclarecer o assunto aos empregados.