28 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E DA SAÚDE NO TRABALHO: MOMENTO DE REFLEXÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

DIA 28 DE ABRILOs cuidados sobre a segurança e saúde no ambiente de trabalho são muito importantes para garantir o bem-estar dos trabalhadores, evitando a perda de vidas, doenças e incapacitação para o exercício profissional e para o dia a dia em geral. Isso sem contar os custos produtivos e financeiros provocados pela falta de condições seguras e saudáveis de trabalho, com reflexos em toda a sociedade.

Para lembrar sobre estes problemas e promover a conscientização e reflexão a respeito do tema, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) criou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28 de Abril. No Brasil, a mesma data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, como uma forma de manter viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.

No mundo, de acordo com a OIT, 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente devido a acidentes de trabalho e de doenças relacionadas ao trabalho. Por ano, 270 milhões de trabalhadores são atingidos por acidentes de trabalho e 160 milhões de pessoas contraem doenças ocupacionais. E dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas também do trabalho infantil e, em média, 5 mil pessoas morrem diariamente por conta de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, de acordo com estatísticas recentes divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho, os acidentes de trabalho continuam gerando muitas vítimas: por ano, ocorrem mais de 700 mil acidentes de trabalho e a cada dia, considerando apenas os dados oficiais, aproximadamente 55 trabalhadores deixam de exercer sua profissão para sempre devido a morte ou incapacidade permanente.

E as perdas causadas pelos acidentes e doenças do trabalho produzem um grande custo para o país. Segundo a OIT, o valor gasto com as questões acidentárias e de saúde profissional atingem a marca de 4% do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil, que representam mais de R$ 200 bilhões por ano.

Diante deste quadro, é muito importante que o trabalhador seja cuidadoso no seu ambiente profissional, fazendo uso dos equipamentos de segurança, seguindo todas as orientações e regras e procedimentos de prevenção de acidentes e doenças, e ficando atento às condições de trabalho na empresa onde trabalha.

Exija dos patrões todos os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) necessários e todas as providências para garantir um local de trabalho seguro e saudável. E em especial, acompanhe o trabalho e as recomendações da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) de sua empresa, e caso ela não exista, cobre a criação da Comissão e denuncie ao Sintrapav-SP qualquer irregularidade sobre isso e outras questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

Telefone para (11) 3227-3166

E mande sua mensagem para o WhatsApp (11) 99409-7136